- Este tópico contém 9 respostas, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 6 horas, 27 minutos atrás por
123456.
-
AutorPosts
-
07/15/2026 às 10:31 am #1755
CIP
ParticipanteDesafio do Módulo 1 — Fundamentos da Prática Clínica Psicanalítica
Proposta para esta aula:
“Qual foi o momento em que você percebeu a diferença entre ouvir e escutar?”
Retome uma cena da sua trajetória pessoal ou de formação em que essa diferença tenha ficado evidente. Descreva, em até 8 linhas, o que tornou aquele momento uma escuta genuinamente psicanalítica — e o que mudou na sua postura a partir dele.Como participar:
1. Escreva sua reflexão com suas próprias palavras.
2. Publique no fórum de discussão desta aula.
3. Comente a resposta de ao menos um colega.Vamos começar essa jornada juntos? Compartilhe sua reflexão aqui no fórum — sua experiência pode ser exatamente o que outro colega precisa ler hoje.
07/18/2026 às 2:01 am #2335
JaquelinebelmonteParticipanteNo início dos meus atendimentos, ainda no período de estágio, eu tinha uma escuta diferente da que tenho hoje em dia. Precisei desenvolver uma escuta neutra e sem intervenções, pois no início da minha carreira eu escutava o paciente e já queria dar um sentido ao material que ele trazia, perdendo a conexão que a relação terapêutica necessitava. Foi com a prática que eu consegui entender a diferença entre escutar e ouvir.
07/19/2026 às 11:51 am #2446
jadirmoreirajunior@gmail.comParticipanteNa minha experiência a persepção da diferença entre ouvir e escutar começou quando procurei ajuda psicanalítica ainda da adolescência. Percebi que todos ao meu redor podiam até me ouvir… paravam para ouvir, comentavam o que ouviam. Mas, ninguém me escutava. E como eu não tinha referência disto, achava que o mesmo acontecveria se eu procurasse um terapeuta. Mas não foi o que aconteceu. Em minha primeira sessão terapêutica, percebi que havia algo diferente na maneira como o psicanalista acolhia, compreendia e buscava compreender de fato o que eu estava dizendo e sentindo. E aquela atenção, aquela escuta ativa, me levou a um estado de segurança, confiança e total desarmamento. E posteriormente compreendi que isso era essencial para o acesso às questões reais do meu inconsciente e do acompanhamento psicanalítico efetivo. Alí não apenas começou meu processo de cura, como também meu amor pela psicanálise.
07/19/2026 às 11:57 am #2447
jadirmoreirajunior@gmail.comParticipante…
-
Esta resposta foi modificada 6 dias, 12 horas atrás por
jadirmoreirajunior@gmail.com.
07/19/2026 às 12:01 pm #2449
jadirmoreirajunior@gmail.comParticipantePessoalmente, enquanto terapeuta, passei por um processo semelhante ao seu em uma situação muito específica. Tive que “reaprender a escutar” quando atuei um período com descendentes de indígenas. Percebi que a minha falta de conhecimento de sua cultura e vivências específicas, me conduzia a uma busca de sentido ao material que eles traziam, talvez no impulso de conseguir respostas para auxiliar de fato. Mas, isso quebrava a transferência, contra transferência e principlamente a livre associação. Tive que dar uns passos para trás. Repensar. Abrir minha mente para toda uma nova cultura e aos poucos, os resultados de uma “nova escuta” começaram a aparecer.
07/19/2026 às 9:06 pm #2466Maria Betania de Carvalho Faria
ParticipanteAtendo como Terapeuta Comportamental Cognitivo. Em meu primeiro atendimento houve o relato do cliente/paciente que se sentia invisível para outros profissionais e pelas pessoas em seu redor por mais que dissesse o que estava sentindo. Era uma pessoa repleta de sintomas psicossomáticos que não involuiam. Já na primeira escuta o cliente relatou sentir-se escutado e saiu mais leve do que entrou. Foi uma escuta bastante emocionada mas que trouxe alívio interior. Foi quando entendi que estava no caminho certo e que a escuta na psicanálise, sem julgamentos, sem intromissão traz enormes benefícios e é de suma importância. Ouvir é captar o que foi dito; escutar é acolher, interpretar e buscar o que aparece nas entrelinhas do discurso, inclusive afetos, repetições e conteúdos inconscientes. Ouvir não implica melhora do estado emocional. Já escutar exige atenção, presença e abertura para o sentido manifesto e latente da fala dizendo implicitamente: _ você é visível e é importante, mas precisa cuidar de seu processo interno.
07/19/2026 às 9:15 pm #2470Maria Betania de Carvalho Faria
ParticipanteQue bom que você não desistiu. A partir de sua experiência você encontrou uma forma de ajudar aqueles que se encontram na mesma situação que você esteve e com a vantagem que o amadurecimento temporal do ser te ajudou a ser um excelente profissional, que se importa.
07/19/2026 às 9:21 pm #2471Maria Betania de Carvalho Faria
ParticipanteQuando estamos iniciando é assim, neh. Queremos logo resultados e pensamos que o atendido já falou tudo, aí ele vem e traz outra questão que muda relevantemente o campo de visão. Na prática vamos entendendo isso, cada sessão é única e cheia de surpresas.
07/25/2026 às 5:59 pm #3055123456
ParticipanteNo passado estava pesquisando uma formação na área da saúde emocional.
E conversando com amiga que se formou nessa área, Ao ouvir, ela falando sobre o assunto, entendi que a psicanálise é a resposta que eu estava procurando.
Confesso que estou gostando.07/25/2026 às 6:03 pm #3056123456
ParticipanteNo ano passado estava pesquisando uma formação na área da saúde emocional.
E conversando com amiga que se formou nessa área, Ao ouvir, ela falando sobre o assunto, entendi que a psicanálise é a resposta que eu estava procurando.
Confesso que estou gostando.
agora entendo que tem diferença entre ouvir e escutar. -
Esta resposta foi modificada 6 dias, 12 horas atrás por
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.